Vida de criança é na escola
O trabalho infantil tem aumentado nos últimos anos. A criança que se dedica ao trabalho deixa de lado a sua infância. A escola acaba sendo trocada pelo trabalho.
Muitas crianças estão fora da escola. O numero de crianças fora da faixa escolar continua grande. Muitas, sequer, conseguem terminar a educação básica. Há vários motivos que desencadeiam a evasão escolar, mas o maior deles é o trabalho infantil. A criança troca seus livros pelas cansativas horas de trabalho. Nos transportes coletivos, nas ruas, nas praças publicas, nos estacionamentos, crianças trabalham como flanelinhas, engraxates, vendedoras de balas ou algodão doce e limpando pára-brisas de carros. Essas crianças deveriam estar nas escolas procurando um futuro melhor.
Só a escola proporciona uma vida digna ao homem, por isso a criança deve freqüentá-la desde cedo e nunca abandoná-la. Os incentivos do governo federal brasileiro para manter as crianças na escola têm crescido cada vez mais. É na escola onde a criança vai aprender a lidar com os problemas da vida. Trabalhando ela vai esquecer o seu brincar, os seus direitos enquanto criança de poder viver a infância na sua plenitude sem responsabilidades civis de manter uma família, por exemplo. A criança tem o direito de praticar esportes, estudar, brincar e ser feliz.
Muitos pais pensam que seus filhos, ainda pequenos, devem ajudar em casa financeiramente.
Muitos pais pensam que seus filhos, ainda pequenos, devem ajudar em casa financeiramente.
Com isso mandam meninos e meninas para as ruas, coitados. Essas crianças nem sabem o que fazer, soltas no meio da multidão, são a todo instante engolidas pela ignorância familiar e vomitadas pela necessidade de comer, dormir e beber. É preciso conscientizar os pais de que a maior obrigação da criança é com a escola. Será no leito escolar onde a criança encontrará sua segunda comunidade, participará de atividades sociais, poderá brincar e sorrir com os colegas de sala de aula e seus professores.
O trabalho infantil não deve existir. A criança merece uma infância prazerosa com amor e zelo. A escola e o único local onde a criança encontrará o caminho para a realização dos seus sonhos. Não é preciso trabalhar para matar a fome dos irmãos mais novos, mas estudar para ter fome de saber e força para vencer na vida.