domingo, 26 de agosto de 2007

O verdadeiro estudante
Rosângela Trajano

O verdadeiro estudante sempre terá dúvidas. É aquele menino ou menina que a turma considera o mais chato, pois vive a atrapalhar as aulas com as suas perguntas. As suas perguntas são uma mistura de incertezas, encucações, preocupações, medos, sonhos, coragem, paciência, tolerança, prudência e, principalmente, sabedoria. Não são perguntas feitas ao léu, mas resultado das suas observações e conseqüências do seu espanto e admiração. Perguntas que tecem uma teia e vão crescendo feito uma bola de neve em meio a conceitos e mais conceitos. As suas perguntas entusiasmam seus mestres. O estudante passa a ser sábio quando reconhece nos seus mestres e livros amigos que o acompanharão para o resto da sua vida.

O verdadeiro estudante debruça-se horas sob a mesa da cozinha ou da sala à procura da solução de um problema de matemática. Inquieta-se, coça a cabeça, vai e volta, não pára, o pensamento está cansado, mas não é hora de parar. O verdadeiro estudante tem sempre ao seu lado dicionários, enciclopédias, livros para consultas, anotações da fala do professor (abro parênteses para dizer: essas são as mais importantes). O verdadeiro estudante encontrou a solução do seu problema de matemática, e de repente, ele olha pela janela e ver que o dia já vem raiando. Noite adentro, cansado e exausto ele precisa tomar um banho, tomar o seu café da manhã e correr para a escola; a ansiedade de mostrar ao seu mestre que conseguiu resolver a questão tão difícil é maior do que seu cansaço.

O verdadeiro estudante nunca deixa de reclamar. Reclama de tudo. Por quê? Talvez porque ele não aceite as coisas do jeito que são e tenha novas idéias que precisam ser ouvidas. O verdadeiro estudante dedica a maior parte do seu dia aos seus estudos. Come livros. Adquire conhecimento. Conversa com seus mestres e junto com eles procura melhorar o ensino-aprendizagem. O verdadeiro estudante não tem silêncio. Tem ruídos dentro de si. Até mesmo quando não se expressa oralmente seu âmago está gritando: por quê? Como? Aonde? Quando? Em que lugar? E agora? São esses gritos os verdadeiros guias do estudante.

O verdadeiro estudante não se preocupa de andar quilômetros à pé em busca do conhecimento, porque ele tem pernas empurradas pela inquietude do saber. O verdadeiro estudante não tem vergonha das suas vestes, porque ele tem a vestimenta principal: a vontade de aprender. O verdadeiro estudante é amigo dos seus mestres e confia neles plenamente as suas dúvidas em relação ao mundo. O verdadeiro estudante nunca está num só lugar, pois ele caminha junto com os personagens dos seus livros. Pessoas inteligentes viajam sem sair da poltrona de casa!

O verdadeiro estudante é dono de uma força de vontade sem limites. Transpõe todas as esferas traçadas pelos educadores e psicólogos e segue atrás do conhecimento, no olhar adiante na certeza de que não há tempo a perder. O verdadeiro estudante não estuda o tempo da sua idade, mas o tempo que a idade lhe construiu. O verdadeiro estudante tem inveja dos grandes cientistas e intelectuais e quer sobressair-se a eles, por isso não espera que o seu mestre lhe ensine, mas trás para ele o que deseja aprender.

O verdadeiro estudante lapida seu próprio saber. Uma lápide feita com muito trabalho, lágrimas, solidão, frio, fadiga e tantas outras coisas que limitam o corpo quando a vontade não é maior do que o sonho. O verdadeiro estudante estuda dormindo. O sobressalto de madrugada significa a descoberta da solução para uma atividade. O verdadeiro estudante não precisa de belos cadernos, mochilas caras, canetas de ouro, tênis de grife, mas de belas palavras e invejável raciocínio matemático.

O verdadeiro estudante sabe que seu maior tesouro é o saber. Isso ninguém dele nunca vai poder roubar. O verdadeiro estudante não deixa herdeiros, que pena! O verdadeiro estudante deixa ao mundo uma palavrinha bem pequenina: criar. O verdadeiro estudante não morre, apenas adormece, pois suas pesquisas terão continuidade e seu nome em algum lugar sempre estará. O verdadeiro estudante é imortal!

Feliz dia do estudante para todos os meus alunos, em especial, aos alunos da Escola Municipal Sérgio de Oliveira Aguiar.

Nenhum comentário: