domingo, 5 de agosto de 2007

Família e escola

Sexta-feira foi um dia bem cheio. Pela manhã dei aula de inglês e ajudei os alunos do nono ano nas olimpíadas de matemática.
À tarde, dei aulas de alfabetização para a minha turminha. Expliquei o que é família e escola com base no conceito de comunidade. Falei da importância da família, perguntei o que eles acham sobre as crianças que não têm família, questionei sobre como eles se sentiram quando os pais se separaram, como eles se sentem hoje e como eles ajudam em casa. Falei que a escola é a nossa segunda comunidade e que a família é a principal. Expliquei o termo "parentes". Convidei Vânia para explicar para eles o motivo da escola ter o nome Sérgio de Oliveira Aguiar. Também comecei a partir de sexta-feira a pedir para eles assinarem uma lista com o nome completo.
Os alunos estavam muito teimosos. Muitas vezes tive que interromper a aula e pedir silêncio. Mas nada os impedia de fazer barulho. Fiquei cansada e com a voz meio rouca. Pedrita tem se comportado mal; Afonso está disperso; Gabriela não presta atenção a nada; Amanda e Natália parecem não gostar de mim; Johnes faltou hoje;
A verdade é que depois que passei a ficar com o terceiro ano nunca mais tivemos condições de rezar, cantar o hino nacional, contar histórias. O que está acontecendo? Não é o aumento da turma. Simplesmente os alunos do segundo ano estão brincando muito com os do terceiro ano. Vou pedir o auxílio de Hítalo ou de Ednaldo amanhã.
A turminha que ainda está aprendendo a ler eu tenho reforçado português, mas eles continuam tentando adivinhar o que está escrito e não prestando atenção nas letras, na junção das mesmas. A compreensão textual está ótima, mas a leitura e a escrita muito ruim! Eles não estudam em casa! Não estudam na escola! Pedrita, Higor, Guilherme, Afonso, Gabriela fazem as atividades tão rapidamente que me assusta! Querem se ver livre do dever. Quando peço para eles lerem não sabem nada. Géssica também é um caso preocupante. Fica calada, mas sei que não está assimilando as aulas. Andreza parece que se descuidou das aulas. Karol continua com uma aprendizagem excelente, talvez a minha melhor aluna.
Amanhã eles terão uma nova missão. Levarão para casa uma folha cortada em quatro quadrados e em cada deles terão que fazer um desenho e uma pequena história. Também vou pedir para escreverem bilhetes para mim. Todos os dias vou querer bilhetes. Uma outra idéia que tive: vamos escrever cartas para Deus.
Amo a minha turminha, mas a coisa não anda bem por lá. Eu sei, eles são crianças. Mas é preciso conscientizá-los que a escola é lugar para estudar. Gosto daqueles meninos e meninas como gosto dos meus sobrinhos, pois eles me fazem feliz.
Estou com um problema: meu armário que divido com Telma está supercheio! Ela tem razão em reclamar, mas eu só sei dar aulas na alfabetização com um monte de livros. Vou providenciar um jeito de não encher tanto o armário dela.
Bem, amanhã é uma nova semana. Deus, me proteja guiando-me na sabedoria, tolerança, paciência e prudência.

Nenhum comentário: