domingo, 26 de agosto de 2007

Vida de criança é na escola

O trabalho infantil tem aumentado nos últimos anos. A criança que se dedica ao trabalho deixa de lado a sua infância. A escola acaba sendo trocada pelo trabalho.
Muitas crianças estão fora da escola. O numero de crianças fora da faixa escolar continua grande. Muitas, sequer, conseguem terminar a educação básica. Há vários motivos que desencadeiam a evasão escolar, mas o maior deles é o trabalho infantil. A criança troca seus livros pelas cansativas horas de trabalho. Nos transportes coletivos, nas ruas, nas praças publicas, nos estacionamentos, crianças trabalham como flanelinhas, engraxates, vendedoras de balas ou algodão doce e limpando pára-brisas de carros. Essas crianças deveriam estar nas escolas procurando um futuro melhor.
Só a escola proporciona uma vida digna ao homem, por isso a criança deve freqüentá-la desde cedo e nunca abandoná-la. Os incentivos do governo federal brasileiro para manter as crianças na escola têm crescido cada vez mais. É na escola onde a criança vai aprender a lidar com os problemas da vida. Trabalhando ela vai esquecer o seu brincar, os seus direitos enquanto criança de poder viver a infância na sua plenitude sem responsabilidades civis de manter uma família, por exemplo. A criança tem o direito de praticar esportes, estudar, brincar e ser feliz.
Muitos pais pensam que seus filhos, ainda pequenos, devem ajudar em casa financeiramente.
Com isso mandam meninos e meninas para as ruas, coitados. Essas crianças nem sabem o que fazer, soltas no meio da multidão, são a todo instante engolidas pela ignorância familiar e vomitadas pela necessidade de comer, dormir e beber. É preciso conscientizar os pais de que a maior obrigação da criança é com a escola. Será no leito escolar onde a criança encontrará sua segunda comunidade, participará de atividades sociais, poderá brincar e sorrir com os colegas de sala de aula e seus professores.
O trabalho infantil não deve existir. A criança merece uma infância prazerosa com amor e zelo. A escola e o único local onde a criança encontrará o caminho para a realização dos seus sonhos. Não é preciso trabalhar para matar a fome dos irmãos mais novos, mas estudar para ter fome de saber e força para vencer na vida.

Nenhum comentário: