domingo, 5 de agosto de 2007

Porque as crianças chupam o dedo na sala de aula

Sempre me intrigou o por quê da criança chupar o dedo na sala de aula, na frente dos amigos, da professora, dos funcionários da escola. A criança não está nem aí se riem dela ou não. Sabe por quê? Eu sei. O dedo é a única coisa que ela gosta e pode trazer de casa para escola. Chupando o dedo ela lembra da sua casa, esquece que está num lugar estranho, esquece que está sozinha e precisa saber se defender.

Dizem os pais que a crinça que chupa o dedo não reclama de fome nunca. Quando criança chupei o dedo. Também chupava o dedo na sala de aula. Era a única forma que eu tinha de me lembrar de casa, dos meus brinquedos, das minhas bonecas e de mamãe e papai. Quando Karol, Higor e tantos outros chupam o dedo não reclamo. Sei que a escola não quer, mas fico pensando no quanto é gostoso a gente se sentir meio que em casa num lugar estranho. Quando me refiro que a escola é um lugar estranho, quero dizer que não é a mesma coisa de estar em casa. Em casa a criança pode tudo: dormir, comer, assistir televisão, brincar, correr, pular etc. Chupando o dedo ela esquece da distância entre a sua casa e a escola.

O dedo é o único brinquedo que acompanha a criança para todos os lugares. A criança que chupa o dedo não se sente sozinha nunca. Ela tem uma companhia que dá prazer, que faz esquecer as coisas ruins, que não briga com ela, que é gostosa, que é só dela. Como é bom saber que ninguém vai esconder o nosso dedo, como escondem a nossa boneca ou bola! O dedo é da criança. Ela sabe que esse é o único brinquedo que ninguém vai tirar dela. A criança que chupa dedo tem mais facilidade de aprender, mais poder de concentração, é mais carinhosa, é mais atenciosa e mais amiga.

Chupar o dedo é um gesto espontâneo e ao mesmo tempo uma fuga da realidade. É um momento em que a crinça se sente em casa. É um momento em que a criança se sente protegida. Algumas crianças que não chupam o dedo por hábito, freqüentemente colocam o dedo na boca com o mesmo objetivo das outras: a saudade de casa. O dedo é a garantia de que um pedaço da casa está ali. A criança que chupa o dedo é silenciosa, quieta. Não reclama quase nada. Tem seu dedo, o resto não importa.

Não sou contra a criança chupar o dedo na sala de aula. Quando criança sofri muito sempre que a professora exigia que eu retirasse o dedo da boca. Eu não tinha amigos. Era quieta demais. Quando chupava meu dedo esquecia quase tudo, só lembrava da minha casa. O dedo é o único elo entre a criança e o seu lar na escola. Ser arrancada todos os dias do lar para vir à escola não é agradável para nenhuma criança, por isso peço aos professores para deixarem seus alunos chupar o dedo, sempre que quiserem. Chupar o dedo não é feio. E um dia eles vão saber a hora de deixar de chupá-lo. Antes de instruir saiba amar, professor.

Nenhum comentário: