terça-feira, 10 de julho de 2007

Cícero

Hoje dei as cinco aulas pela manhã. No sexto ano dei uma matéria sobre encucação. Willamy ficou curioso e procurou no dicionário o que significa o verbo encucar. Depois dei aula no sétimo ano sobre discurso poético (mimesis e diegesis), mas eles estavam bagunçando na sala de aula e não consegui explicar a máteria. Fui para o oitavo ano e dei o mesmo assunto. No nono ano falei sobre o filósofo Cícero e seu poder de pesuasão; pedi para eles lerem o Diálogo sobre a amizade, de Cícero. Foi uma manhã meio chata. Tive problemas com Manoel Henrique e com o sétimo ano. Pedi para Hítalo ir dar uma bronca neles, pois estavam com expressões horríveis em sala de aula.

Os alunos que mais chamaram a minha atenção hoje foram: Willamy que demonstrou mais interesse pelas aulas. Maria de Fátima que não ficou com raiva de mim por tê-la mandado à direção. Margareth pela boa vontade de ler uma matéria de jornal para os colegas da sala. E fiquei muito triste com os demais alunos que não se esforçaram para obter uma boa nota nas avaliações contínuas de filosofia.

Na turminha de alfabetização só quem faltou hoje foi Géssica. Descobri que o novo aluno tem o nome iniciado por H, mas ele não usa. Ele também não sabe fazer continha de somar levando o 1 para cima dos outros, como por exemplo: 89+94; ele escreve 1713. Afonso passou a tarde toda sem chorar, que bom! Fabrício e Eloísio foram para a direção, porque estavam atrapalhando a leitura oral de Andreza. Soltaram pum direto na sala de aula. Biel hoje fez sua primeira leitura sozinho, leu a palavra: vaca. Hoje trabalhamos português e matemática. Eles revisaram os encontros vocálicos e consonantais e os dígrafos. Em matemática vimos o antecessor e o sucessor de um número. Fizemos continhas. Cantamos o hino nacional e a música "Era uma vez". Tivemos leitura oral do livro "Adivinha quanto eu te amo". A aprendizagem está rápida e muito bonita!

Acho que é isso. Mais um dia que se vai. Deixo o pensamento de Pascal para minhas própria reflexões: "o coração tem razões que a própria razão desconhece." Um abraço a todos.

Nenhum comentário: