quinta-feira, 26 de julho de 2007

Resumo de um dia de aula com a minha turminha de alfabetização

Antes de começar a aula nós rezamos o Pai-Nosso. Fazemos uma pequena oração pedindo a Deus para nos proteger contra todo o mal e que tenhamos uma tarde agradável com saúde, paz e amor.

A aula começa. Sempre com português. Divido o quadro no meio, porque tem alguns alunos que ainda estão aprendendo a escrever e outros já sabem. É preciso saber lidar com essa diferença. Para mim é só uma questão de tempo. Aos que já sabem ler vou explorando a gramática e a interpretação textual. Aos que ainda estão aprendendo a ler exploro pequenos textos e a junção das sílabas para formar palavras.

Há o momento de contação de histórias. São cerca de trinta minutos, apenas. Uma história por dia. Às vezes eles trazem o livro de casa para eu ler. Acho bonita essa atitude das crianças.

Um pouco mais tarde tiro quinze minutos para conversarmos um pouco sobre religião. A vida de Jesus Cristo na Terra, os seus ensinamentos, a fé, a proteção e a confiança que devemos ter em Deus em todos os momentos das nossas vidas.

Após o intervalo (recreio) aula de artes. Ensino as crianças a fazerem desenhos. Exploro o poder da criatividade.

Já perto de terminar a aula faço um ditado com palavras do cotidiano das crianças. Elas gostam. Assim consigo assimilar que está aprendendo a ler e a escrever. Alguns sabem ler, porém não sabem escrever.

Por fim, passo o dever para casa. Eles gostam de continhas. Sempre levam para casa continhas para fazer. Isso é bom, porque desenvolve o raciocínio lógico.

As demais matérias são dadas no decorrer da semana. Português é a única que dou todos os dias. Ciências, história, geografia, matemática, inglês e filosofia são substituídas todos os dias. A matemática também tem um lugar especial, pois são três dias de aula.

Nas minhas aulas os alunos fazem o que eles gostam. Quando não gostam de algo ensino-lhes a gostar. Meus alunos não são obrigados a estudar nada que seja considerado chato. O chato não existe na minha sala de aula.

A campainha toca avisando que chegou o final da aula. As crianças me abraçam e me beijam. Vão para casa. Eu também vou. Até amanhã, dizemos todos.

Nenhum comentário: