domingo, 8 de julho de 2007


Minhas primeiras aulas de alfabetização


Faz duas semanas que comecei a dar aulas de alfabetização. Tenho no total treze alunos. Sao cinco meninas e oito meninos. Nunca antes pensei em alfabetizar ninguém. É um desafio para mim, mas muitos colegas têm me ajudado. Adoro crianças. Meus alunos são maravilhosos! Poucos já sabem ler. Sei que terei dificuldades. As aulas são engraçadas. Eu conto histórias, falo das coisas da vida, ensino português, matemática, ciências, geografia, inglês, história, filosofia e religião. Aprendi a amar essas treze crianças muito rapidamente. Tem Andreza que adora matemática. Aninha que é sempre dedicada e atenciosa. Fabrício que fala alto. Cadu com aqueles olhos verdes cheios de brilho. Pedrita que adora fazer trabalho em grupo. Hudson muito quieto e tranqüilo, porém não sabe ler ainda. Guilherme que também ainda não sabe ler. Cícero sequer conhece as vogais. Karol que adora me escrever cartinhas e gosta de fazer o dever sozinha. Afonso que chora por tudo, mas e perfeccionista e atencioso. Eloisio que tem problema de visão. Géssica que tem vergonha de não saber ler, ainda. Biel, meu querido, adora fazer leituras junto comigo. Antes de começar as aulas nós rezamos o Pai-Nosso e pedimos a Papai do Céu para nos proteger. Todas as sextas-feiras eu coloco um cartaz com estrelinhas para cada um. Aquele que se comportou melhor em sala de aula, fez as tarefas de casa e dedicou-se bastante é o que recebe o maior número de estrelinhas. Eu faço tarefas diferenciadas, porque cada um deles gosta de coisas diferentes. Pergunto o que eles querem fazer e assim vou ensinando o que sei. Eles adoram as minhas aulas de artes e sempre faço desenhos. Nas aulas de recreação brincamos e cantamos. O mais engraçado da minha turminha é que eles parecem com a Turma da Luluzinha. São meninos pra um lado e meninas para o outro.

Nenhum comentário: