segunda-feira, 9 de julho de 2007

Humanismo e dígrafos

Hoje tive um dia cheio. Dei as cinco aulas pela manha e mais aula à tarde para a alfabetização. Pela manhã tive um pequeno problema com Maria de Fátima e Elivelton, mandei os dois para a direção. Dei aulas de filosofia sobre: humanismo, discurso retorico, coisas irritantes. Acho que meus alunos estão precisando de limites para as suas ações e palavras. Estou preocupada com eles. O sexto ano não procura estudar e não presta atenção as aulas. Cobro muito do oitavo e nono ano e acho que tenho esquecido do sétimo ano. Eles tomaram um susto com o material de inglês a ser traduzido. Gosto do esforço de Bárbara e Margareth. Gosto do jeito ingênuo e meigo de Jéssica e adoro Tarcísio com o seu sorriso lindo. Meus alunos do sexto ao nono ano têm uma filosofia de vida tão bela que às vezes me faz perguntar se é preciso mudar alguma coisa ou tão-somente melhorar. Os alunos já começaram a reclamar dos trabalhos e das redações. Eles reclamam, mas no fim gostam das minhas avaliações contínuas. Sei que deixarei um pouco de mim dentro deles. Deixo hoje um abraço fraterno para Jackson (sexto ano), Neorges (sétimo ano), Roseani (oitavo ano) e Lauro (nono ano).
Quanto a turminha de alfabetização hoje recebi um novo aluno: Igor. Tem oito anos de idade e mal conhece as letras. Hoje eles tiveram aula de portugues (dígrafos) e artes (desenhos de tartaruga, elefante, girafa e cobra). Fizemos a nossa prece inicial antes de começar a aula. Hoje Aninha e Géssica faltaram. Acho que Géssica ficou envergonhada e sentiu-se triste quando numa carga de muito estresse não me expressei bem para com ela. Gostaria de que ela voltasse às aulas. Às vezes fazemos coisas que não faríamos se não est5ívessemos tão cansados. Géssica precisa de ajuda; é uma menina tímida e tem vergonha dos outros alunos, porque ainda não sabe ler. Eles estavam todos com a farda nova e felizes. Afonso pela primeira vez não chorou. Hudson adora desenhar e fez belos desenhos. Contei uma historinha escrita por mim intitulada "Chapeuzinho Azul", eles amaram. Cantamos a música: Era uma vez. A aula terminou às 17h05min. Gosto dos meus pequeninos. Sei que eles também gostam de mim. Pedrita já está escrevendo seu nome corretamente. Karol também. Só Guilherme ainda tem dificuldade para escrever seu nome. Hoje dividi o quadro no meio e separei as tarefas dos que estão mais avançados das tarefas dos que ainda precisam de mais reforço para a alfabetização.

Nenhum comentário: